Banco de Ideias

1ª PROPOSTA


Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Público alvo:


2º seguimento do ensino Fundamental – 9º ano

Objetivos 

O que o aluno poderá aprender com esta aula
 - Desenvolver habilidades de expressão escrita.
 - Conhecer a vida (biografia) de autores poetas de renome da literatura brasileira através de pesquisas na internet e em livros na biblioteca da escola.
- Produzir texto e imagem relacionados ao autor indicado.
 - Participar de ambiente de construção da aprendizagem utilizando o computador e a internet.
 - Desenvolver  a sociabilidade dentro dos grupos. 

Recursos necessários:

·         Livros de autores poetas da nossa literatura
·         Internet
·         Software editor de slides
·         Projetor multimídia

Estratégias e procedimentos:

Utilização do laboratório de informática e da biblioteca da escola.
- O professor divide a turma em pequenos grupos de no máximo 4 alunos e sorteia os autores poetas de nossa literatura que devem ser trabalhados.
- Divide-se a turma em 2 grandes grupos para fazer a pesquisa: 1 grupo vai para o laboratório e o outro vai para a biblioteca, depois faz-se a troca, já que o laboratório de informática educativa da escola não comporta todos os alunos juntos.
 - Cada grupo, após conhecimento da vida do autor faz resumo da biografia do autor selecionando os trechos mais importantes e re-escreve o texto.
- De posse do texto re-escrito, o grupo vai para o laboratório de informática fazer slides para apresentação de sua pesquisa incluindo nesta atividade figuras pesquisadas na Internet relacionadas ao texto.
- Cada grupo deverá apresentar seu trabalho em slides para o restante da turma.

Poetas que podem ser trabalhados:

·         Manoel Bandeira
·         Castro Alves
·         Vinícius de Moraes
·         Carlos Drummond de Andrade
·         Gonçalves Dias
·         Casimiro de Abreu
·         Fagundes Varela
·         Álvares de Azevedo
·         José de Alencar

Sites que podem ser utilizados:

www.google.com.br

http://pt.wikipedia.org

Vídeos com biografias:

http://www.youtube.com/watch?v=n24Fg3M2g_k&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=kwLAwR1z2Uw

http://www.youtube.com/watch?v=JGV372dYDUM


 2ª PROPOSTA

Dando continuidade à questão, segue uma outra proposta baseada na atividade anterior:



Linguagem escrita: leitura e produção de textos


 Público alvo:

2º seguimento do ensino Fundamental – 9º ano

Objetivos

O que o aluno poderá aprender com esta aula
 -  Desenvolver habilidades de oralidade e de expressão escrita.
 - Conhecer poemas dos autores poetas de renome da literatura brasileira através de pesquisas na internet e em livros na biblioteca da escola.
(Nesta 2ª etapa, pode-se trabalhar com os mesmos grupos e autores anteriormente pesquisados.)
- Declamar o poema escolhido (gravação de voz do aluno)
- Escrever seu próprio poema, montar vídeo com voz declamando-o e ilustrá-lo com imagens relacionadas ao texto.
- Participar de ambiente de construção da aprendizagem utilizando o computador e a internet.
 - Desenvolver  a sociabilidade dentro dos grupos.

Recursos necessários:

·         Livros de poemas de autores poetas da nossa literatura
·         Internet
·         Software editor de vídeo ou slides
·         Software de gravação de voz
·         Projetor multimídia

Estratégias e procedimentos:

Utilização do laboratório de informática e da biblioteca da escola 
- A turma dividida em pequenos grupos vai uma parte para a biblioteca e outra parte para o laboratório de informática, pesquisam poemas dos autores previamente selecionados através de sorteio (Vamos usar os mesmos literários usados nas aulas anteriores dos quais conheceram a biografia).
- Depois faz-se a inversão. Os dois grupos lêem poemas nos livros e também pesquisam na Internet e a partir dessas leituras escolhem o poema que querem recitar.
- No laboratório e informática, usando um software de gravação de voz, grava-se a leitura do poema de cada grupo.
- apresenta-se o recital de poesias na sala de aula, onde todos os alunos vão comentar a respeito dos textos ouvidos.
- Agora cada grupo faz seu próprio poema. Composição do texto feita em sala de aula.
- Após terminarem a produção do texto, os grupos vão para o laboratório de informática trabalhar a apresentação de seu poema. Nessa atividade vão gravar a voz declamando o poema e preparar um vídeo ou slides para finalizar o trabalho.
- Por fim, cada grupo irá mostrar para o restante da classe o seu trabalho finalizado.

Vídeos que podem ser mostrados aos grupos :    


POESIA





Elizangela N. Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário