Desafios da Prática Docente

A didática da disciplina de língua portuguesa nos faz refletir por questões bem simples como as orientações curriculares nacionais para o ensino médio (antes PCN) e os temas transversais do ensino fundamental e assim o professor saberá a concepção filosófica e pedagógica da escola brasileira. Também é possível destacar alguns pontos; alfabetização e letramento; interdisciplinaridade; análise de discurso; análise linguística; semiótica; tecnologias da comunicação; multimodalidade e a formção do cidadão. A gramática está agora em toda parte, e a língua é sempre o instrumento. Daí a questão da competência linguística envolver o conhecimento e a circulação pelas linguagens sem, contudo, desprezar o falar culto e a gramática normatizada. Tanto a valorização do regional como a do informal são necessidades iguais. O que precisa ser passado com clareza para os alunos é que é através do domínio da língua que se domina e transforma o mundo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário