Me questiono: O que é ser professora?

Para mim a prática docente necessita de avaliação constante de nossas ações e de quem nós somos. Afinal, nosso contato direto com o aluno permite que eles percebam quem nós somos, o que pensamos, em que acreditamos. Somos exemplo de conduta, influenciadores de ideias. Por isso me esforço para além de ser uma boa professora, dominante de técnicas pedagógicas, ser uma boa pessoa.

O trabalho docente é trabalho humano. Ajudamos as pessoas a crescerem intelectualmente e podemos ajudá-las a crescer moralmente, dentro de determinadas circunstâcias, com as relações que podemos ou não criar.

Esse aspecto do nosso trabalho exige alguma sensibilidade, que vejamos a pessoa que existe no aluno. Exige que parte do nosso tempo de planejamento seja gasto em reflexões sobre estas pessoas. Exige coragem para aguentar o que vemos.

Esta, é claro, é minha opinião, o que me esforço para realizar. Mantenho um espaço onde armazeno pedaços destas reflexões, coisas que encontro por aqui e por ali e o que penso sobre elas: ultimadecadentista.blogspot.com. O nome tem inspiração simbolista.

Para encerrar, deixo uma música para nos ajudar a ser fortes nesta luta. Assistam abaixo e vejam a tradução aqui.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário