Propostas para o banco de ideias


Proposta 1: Produção de resenhas



Público-alvo: Segundo segmento do Ensino Fundamental

Conteúdo: Leitura e produção de texto

Descrição: Os alunos criam um perfil no site de relacionamentos Skoob e acrescentam à sua estante no mínimo três livros que já leram e gostaram. Caso não se recordem desta quantidade devem emprestar livros na biblioteca para completar a estante e produzir a resenha. Todos devem se adicionar como amigos e se seguir. A sugestão é que olhem a estante dos colegas para encontrar algo interessante para ler e troquem sugestões através de mensagens. Os alunos que completarem esta etapa são convidados a ler uma obra nova ou reler uma de suas preferidas para produzir a resenha.  Esta atividade deve fazer parte de uma sequência didática sobre o gênero resenha e pode servir como avaliação final da aprendizagem.

Link de referência: http://www.skoob.com.br/

Link adicional: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx


Proposta 2: Publicação de texto



Público-alvo: Segundo segmento do Ensino Fundamental – EJA

Conteúdo: Produção de texto

Descrição: A publicação de um texto dá utilidade a ele, uma razão para que ele exista: ser lido. Sai do valer nota para mostrar o valor do aluno. Esta tarefa pode servir como etapa de todas as atividades em que se produziu um texto. Na primeira vez será necessário realizar um cadastro. Neste momento é importante ressaltar a necessidade de se possuir um CPF na vida social, pois ele será necessário. Depois do cadastro os alunos digitam o texto em programa adequado como o Word ou similar e utilizam o corretor ortográfico. Podem aproveitar também para utilizar um dicionário on-line, como o sugerido no link abaixo. Este momento também deve servir para conferir qualquer alteração que seja necessária com relação à coesão e estilo, tornando este um momento de reescrita de forma geral. Após a publicação todos são convidados a ler os textos dos colegas e comentar no próprio site.


Link adicional: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Desafios da Prática Docente

A didática da disciplina de língua portuguesa nos faz refletir por questões bem simples como as orientações curriculares nacionais para o ensino médio (antes PCN) e os temas transversais do ensino fundamental e assim o professor saberá a concepção filosófica e pedagógica da escola brasileira. Também é possível destacar alguns pontos; alfabetização e letramento; interdisciplinaridade; análise de discurso; análise linguística; semiótica; tecnologias da comunicação; multimodalidade e a formção do cidadão. A gramática está agora em toda parte, e a língua é sempre o instrumento. Daí a questão da competência linguística envolver o conhecimento e a circulação pelas linguagens sem, contudo, desprezar o falar culto e a gramática normatizada. Tanto a valorização do regional como a do informal são necessidades iguais. O que precisa ser passado com clareza para os alunos é que é através do domínio da língua que se domina e transforma o mundo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Plano de Aula de Língua Portuguesa

Planejamento de aula de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa  Texto e interpretação e  Produção de palavras e frases 
Metodologia do dia - Música, expressão oral escrita e leitura
Objetivo da semana – Leitura de texto para interpretação, exercitar a fluência e a velocidade da leitura, e treinar a escrita.
Recursos da semana – Som
Vídeo e DVD
Cartaz de fixação de conteúdo espalhado pela sala de aula
Pasta de leitura – Cada dia um aluno levará para casa e fará as anotações.
Avental de histórias.
Notebook com ilustrações referente aos conteúdos.
Pasta de Leitura.

Alessandra

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Banco de Ideias

1ª PROPOSTA


Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Público alvo:


2º seguimento do ensino Fundamental – 9º ano

Objetivos 

O que o aluno poderá aprender com esta aula
 - Desenvolver habilidades de expressão escrita.
 - Conhecer a vida (biografia) de autores poetas de renome da literatura brasileira através de pesquisas na internet e em livros na biblioteca da escola.
- Produzir texto e imagem relacionados ao autor indicado.
 - Participar de ambiente de construção da aprendizagem utilizando o computador e a internet.
 - Desenvolver  a sociabilidade dentro dos grupos. 

Recursos necessários:

·         Livros de autores poetas da nossa literatura
·         Internet
·         Software editor de slides
·         Projetor multimídia

Estratégias e procedimentos:

Utilização do laboratório de informática e da biblioteca da escola.
- O professor divide a turma em pequenos grupos de no máximo 4 alunos e sorteia os autores poetas de nossa literatura que devem ser trabalhados.
- Divide-se a turma em 2 grandes grupos para fazer a pesquisa: 1 grupo vai para o laboratório e o outro vai para a biblioteca, depois faz-se a troca, já que o laboratório de informática educativa da escola não comporta todos os alunos juntos.
 - Cada grupo, após conhecimento da vida do autor faz resumo da biografia do autor selecionando os trechos mais importantes e re-escreve o texto.
- De posse do texto re-escrito, o grupo vai para o laboratório de informática fazer slides para apresentação de sua pesquisa incluindo nesta atividade figuras pesquisadas na Internet relacionadas ao texto.
- Cada grupo deverá apresentar seu trabalho em slides para o restante da turma.

Poetas que podem ser trabalhados:

·         Manoel Bandeira
·         Castro Alves
·         Vinícius de Moraes
·         Carlos Drummond de Andrade
·         Gonçalves Dias
·         Casimiro de Abreu
·         Fagundes Varela
·         Álvares de Azevedo
·         José de Alencar

Sites que podem ser utilizados:

www.google.com.br

http://pt.wikipedia.org

Vídeos com biografias:

http://www.youtube.com/watch?v=n24Fg3M2g_k&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=kwLAwR1z2Uw

http://www.youtube.com/watch?v=JGV372dYDUM


 2ª PROPOSTA

Dando continuidade à questão, segue uma outra proposta baseada na atividade anterior:



Linguagem escrita: leitura e produção de textos


 Público alvo:

2º seguimento do ensino Fundamental – 9º ano

Objetivos

O que o aluno poderá aprender com esta aula
 -  Desenvolver habilidades de oralidade e de expressão escrita.
 - Conhecer poemas dos autores poetas de renome da literatura brasileira através de pesquisas na internet e em livros na biblioteca da escola.
(Nesta 2ª etapa, pode-se trabalhar com os mesmos grupos e autores anteriormente pesquisados.)
- Declamar o poema escolhido (gravação de voz do aluno)
- Escrever seu próprio poema, montar vídeo com voz declamando-o e ilustrá-lo com imagens relacionadas ao texto.
- Participar de ambiente de construção da aprendizagem utilizando o computador e a internet.
 - Desenvolver  a sociabilidade dentro dos grupos.

Recursos necessários:

·         Livros de poemas de autores poetas da nossa literatura
·         Internet
·         Software editor de vídeo ou slides
·         Software de gravação de voz
·         Projetor multimídia

Estratégias e procedimentos:

Utilização do laboratório de informática e da biblioteca da escola 
- A turma dividida em pequenos grupos vai uma parte para a biblioteca e outra parte para o laboratório de informática, pesquisam poemas dos autores previamente selecionados através de sorteio (Vamos usar os mesmos literários usados nas aulas anteriores dos quais conheceram a biografia).
- Depois faz-se a inversão. Os dois grupos lêem poemas nos livros e também pesquisam na Internet e a partir dessas leituras escolhem o poema que querem recitar.
- No laboratório e informática, usando um software de gravação de voz, grava-se a leitura do poema de cada grupo.
- apresenta-se o recital de poesias na sala de aula, onde todos os alunos vão comentar a respeito dos textos ouvidos.
- Agora cada grupo faz seu próprio poema. Composição do texto feita em sala de aula.
- Após terminarem a produção do texto, os grupos vão para o laboratório de informática trabalhar a apresentação de seu poema. Nessa atividade vão gravar a voz declamando o poema e preparar um vídeo ou slides para finalizar o trabalho.
- Por fim, cada grupo irá mostrar para o restante da classe o seu trabalho finalizado.

Vídeos que podem ser mostrados aos grupos :    


POESIA





Elizangela N. Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sociedade em Rede e Educação à Distância

Há um tempo atrás a transmissão do conhecimento dava-se  através da oralidade e com o passar dos anos surgiu a escrita, o que possibilitou a educação à distância ou a democratização do saber. Isso nos mostra que a EaD não é algo novo. Acontece e acontecia antigamente, quando o interessado recorria aos escritos para CONHECER  ou tomar conhecimento a respeito de algo. 

Ao longo dos anos os meios de acesso ao conhecimento foram se diversificando: rádio, TV, jornal, revista e hoje estamos certos de que foi a chegada dos computadores que dinamizou todo esse processo de transmissão, em larga escala, e divulgação do conhecimento através das várias tecnologias oferecidas por eles. Consequentemente a Educação à Distância ficou bem mais atrativa e dinâmica.

Imagem extraída do GOOGLE imagens

Com o advento da máquina, nós que fazemos parte dessa modernidade somos obrigados a nos familiarizar com tecnologias oferecidas na atualidade e às vezes nos sentimos “off line”, pois não conseguimos acompanhar a velocidade dos mecanismos novos que vão surgindo mesmo antes de dominar ou conhecer o de outrora.

Não me vejo mais com a antiga máquina de escrever nem tão pouco na fila de um banco para efetuar pagamento e ainda temos as compras que podem ser facilitadas com pesquisa de preços e tudo mais pala chamada Internet, uma das grandes facilitadoras da informação.
A tecnologia trouxe muitas facilidades para o nosso dia-a-dia. Saibamos fazer proveito delas.




Elizangela N. Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Participação no Fórum - Pesquisa e Avaliação de Recursos Tecnológicos para o Ensino de Língua Portuguesa

...Estamos numa mesma situação... aprendizes para toda a vida!... e no que diz respeito às tecnologias estamos sempre com a sensação de que não sabemos nada ou “quase nada”... Pelas leituras que fiz, aprendi bastante principalmente em relação às pesquisas no GOOGLE. 

Segue o link com a aula que já está no Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30876

MINHAS CONTRIBUIÇÕES:
A moçada além de gostar dos sites de relacionamento, se amarra em jogos. Aproveitando essa quedinha por net jogos, insiro essa forma divertida e lúdica de aprender e fixar conteúdos, vão umas dicas que devem ser aproveitadas de acordo com o ano de escolaridade:

http://guida.querido.net/jogos

http://guida.querido.net/jogos
 

http://web.educom.pt/pr1305/hotpot_lp.htm

para quem curte e se encanta com histórias e fábulas, vai aí outra dica:

http://www.contandohistoria.com/o_lirio_e_as_ondas.htm

http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm

Elizangela N. Silva

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS